A IMAGEM DA CIDADE NA ESCOLA: uma leitura a partir dos cartões-postais e fotografias digitais divulgadas em blogs
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO (UESB)
Orientador: Prof. MSc. Antonio Wellington Melo Souza
Orientador: Prof. MSc. Antonio Wellington Melo Souza
O objetivo da pesquisa é analisar como a produção, o tratamento e a significação de imagens motivam os alunos no estudo do espaço geográfico. Para tal, trabalharemos com o blog enquanto ferramenta de ampliação e divulgação do trabalho. Essa utilização se justifica por ser uma ferramenta que promove a interação entre os grupos e os componentes de um mesmo grupo, possibilitando, ainda, ser colaborada por quem não estiver participando da pesquisa, mas, ocasionalmente visite o blog e se interesse em colaborar com o estudo.
Os sujeitos da pesquisa são alunos do ensino fundamental e do ensino médio, do Colégio Estadual Jorge Calmon (Ilhéus-BA). Os objetos da pesquisa são os cartões-postais, as fotografias digitais tomadas pelos alunos e o blog onde essas imagens são publicadas e suas análises compartilhadas.
Para atender ao método delineado, fez-se necessário a seleção e classificação dos principais pontos da cidade, a fim de identificar elementos identitários da cultura ilheense e estabelecer estratégias que possibilitem interfaces com a educação. Assim, selecionamos cartões-postais antigos e atuais e, dessa forma, analisaremos o processo de tomadas de fotografias digitais desses locais, junto aos sujeitos da pesquisa, através da divulgação e interatividade proporcionadas por esta ferramenta.
Os sujeitos da pesquisa são alunos do ensino fundamental e do ensino médio, do Colégio Estadual Jorge Calmon (Ilhéus-BA). Os objetos da pesquisa são os cartões-postais, as fotografias digitais tomadas pelos alunos e o blog onde essas imagens são publicadas e suas análises compartilhadas.
Para atender ao método delineado, fez-se necessário a seleção e classificação dos principais pontos da cidade, a fim de identificar elementos identitários da cultura ilheense e estabelecer estratégias que possibilitem interfaces com a educação. Assim, selecionamos cartões-postais antigos e atuais e, dessa forma, analisaremos o processo de tomadas de fotografias digitais desses locais, junto aos sujeitos da pesquisa, através da divulgação e interatividade proporcionadas por esta ferramenta.
Para a realização desta pesquisa, abordamos sobre a importância das tecnologias educacionais, e discutimos, baseado nos autores, noções de imagem e documento. Logo, podemos questionar: até que ponto a fotografia produzida pelo aluno poderá contribuir na aprendizagem do espaço, a partir de uma ação coletiva? E, que limitações apresenta a fotografia enquanto documento, e o blog enquanto veículo de divulgação dessa imagem?
ResponderExcluirAssim, tais reflexões desencadeiam na seguinte questão: Qual a contribuição da autoria de imagens digitais da cidade na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico?
Buscaremos obter respostas a esses questionamentos a medida que o blog for sendo alimentado com imagens e opiniões dos usuários.