domingo, 1 de julho de 2012

I Seminário de Turismo e Educação Patrimonial


A primeira edição do Seminário de Turismo e Educação Patrimonial (STEP) aconteceu em Ilhéus-BA, em 20 de março de 2009, no auditório do Edifício da Justiça Federal.
O evento foi promovido pelo Curso de Capacitação Profissional em Turismo (Turma 2008/2009), no âmbito do Projeto Juventude Cidadã (gerido pelo MTE/SETRE, PEV), em parceria com o Programa de Mestrado em Cultura e Turismo (UESC).
O evento teve como tema "valorizando o patrimônio em benefício do Turismo", e contou com palestras sobre "Planejamento Sustentável do Turismo" (Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim), "Educação e Cidadania" (Profª MSc. Arlete Vieira da Silva e Prof. Saulo Rondinelli Xavier da Silva), "Meu passado reflete em meu presente" (Prof. Dr. André Rosa Ribeiro), e "Crescendo e desenvolvendo com o Projeto Juventude Cidadã" (Ubinam Mendes Coelho); visando propor discussões sobre o papel da Educação Patrimonial no desenvolvimento do espírito de cidadania e do sentimento de pertença, essenciais para a manutenção do Turismo Cultural.

Veja também: I SEMINÁRIO DE TURISMO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL é notícia no Boletim INFORME GEOGRÁFICO (Ano IX, nº 16): http://www.uesc.br/projetos/inforgeo/inforgeo/big16.pdf



sábado, 30 de junho de 2012

IV Seminário de Educação Geoambiental, 2011

O IV Seminário de Educação Geoambiental aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2011, na cidade de Ipiaú-BA. O público presenciou mesas-redondas, palestras, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos por estudantes, em torno do tema central: “Biodiversidade e Consciência Ambiental”. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apoiou a realização desse evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Turismo (UESC), com vistas a capacitação de professores da educação básica e divulgação de trabalhos científicos relacionados com a temática. As atividades iniciaram no dia 27 de abril, com exposição de trabalhos e com a palestra "Atividades rurais no território", do Eng. Agr. André Luiz Bispo de Oliveira; e com apresentação de pesquisas e entrevistas sobre a exploração de minerais não-metálicos em Ipiaú-BA, por alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ipiaú-BA (CMLEM). No dia 28 de abril, as atividades prosseguiram com a mesa-redonda "Educação, Saúde e Ambiente: complexidades e perspectivas pós-modernas", composta por Sylvana Kelly Marques da Silva (PPGTur-UFRN), Saulo Rondinelli Xavier da Silva (PPGCeT-UESC) e Natanael Reis Bomfim (UESC). Minicursos e Oficinas foram realizados no dia 29 de abril: "Biodiversidade e Unidades de Conservação" foi ministrado por Paulo César Bahia de Aguiar (Prodema-UESC); "Geossistema e Paisagem na Teoria da Complexidade", por Sylvana Kelly da Silva (PPGTur-UFRN); "Direito e Educação Ambiental", por Thiago Luis Silva de Oliveira (IFBA); e, "Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Água", por Polliana Bezerra de Oliveira (IFBA); dentre outras atividades. Os organizadores do IV SEG agradecem o apoio da CAPES, do Informe Geográfico (UESC), dos alunos do CMLEM (em especial, ao Grêmio Estudantil) e dos professores Paulo Roberto Tavares de Souza (IFBA); Daiana Souza de Almeida (FACSA); Nelma Taima Bruno (UNEB); e, Cláudio Silva Coutinho, Celma Aquino, Albione Souza, João Nascimento e Georgelita Bacelar, professores do CMLEM.

Os trabalhos são publicados em Anais (CD-Rom com ISSN 2178-1915); e os melhores artigos serão publicados no INFORME GEOGRÁFICO (Boletim Informativo do Curso de Geografia da UESC), com ISSN 1982-8039.

III Seminário de Educação Geoambiental, 2009

Em sua terceira edição, em 2009, a partir do tema central – “Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade” – foram realizados minicursos sobre "Doenças infectocontagiosas e degradação ambiental", pelos professores Lucy Lima Muniz Ferreira (Bióloga e Especialista em Conservação e Manejo dos Recursos Naturais) e Giovanni Guimarães Rosário (Geógrafo e Especialista em Educação Ambiental e Sanitária), professores do CMLEM; enquanto que "Ecoturismo em unidades de conservação", teve abordagem do professor Carlos Alfredo Ferraz de Oliveira (Especialista em Ecoturismo e Mestrando em Cultura e Turismo). Palestras e debates proporcionaram também a discussão sobre assuntos de interesse geral, tais como a crise mundial à luz do nosso modelo de vida e os seus efeitos sobre o meio ambiente, levando a sociedade humana a rever valores e princípios na busca de um “comportamento sustentável”. O modelo econômico focado no crescimento a qualquer custo, a limitação na idéia do “desenvolvimento zero”, a competitividade como regra e a concentração de riquezas, foram os temas de “Desenvolvimento Sustentável: realidade ou utopia?”, palestra da professora Santina Maria Gonçalves (Mestranda em Cultura e Turismo pela UESC). Durante o evento foi oficializada parceria entre o CMLEM (Direc 13), a UESC (através do Programa de Mestrado em Cultura e Turismo e do Boletim Informe Geográfico), o Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (IBEC) e a FACSA. O III Seminário de Educação Geoambiental foi coordenado por Paulo Roberto Tavares de Souza (Mestre em Química Analítica e Especialista em Ensino de Ciências) e Saulo Rondinelli Xavier da Silva, professores do CMLEM.

Profª Santina Maria Gonçalves, em palestra de abertura do evento

II Seminário de Educação Geoambiental, 2008

Em 2008, durante a "Semana de Meio Ambiente do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Ipiaú-BA, o II Seminário de Educação Geoambiental teve como tema “Meio Ambiente e Cidadania”, onde buscou-se promover discussões sobre a temática “meio ambiente” e sua relação com o comportamento da humanidade. Assim, na Educação Geoambiental foram discutidos assuntos determinantes para a busca de uma sociedade consciente de sua participação no espaço em que está inserida, de maneira crítica e ambientalmente racional, com a intenção de se alcançar um desenvolvimento sustentável. O evento se constituiu de três minicursos:  “Turismo e Meio Ambiente”, que abordou sobre as atividades de ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e turismo alternativo na região Sul da Bahia, os impactos gerados ao meio ambiente, a preservação, dentre outros assuntos; “Direito Ambiental”, que visou discutir didaticamente sobre crimes ambientais, penalidades e legislação, com atividades lúdicas visando despertar e promover a reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, e teve como convidados o professor Natanael Reis Bomfim (PhD em Educação e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz) para a palestra de abertura: “Meio Ambiente e Cidadania: uma reflexão sobre ética e práticas sociais no ambiente”, e o professor Reinaldo Martins Lemos (Geógrafo, Especialista em Educação Geoambiental e Investigador da Delegacia de Proteção Ambiental) para o minicurso: “Direito Ambiental”. O minicurso "Turismo e Meio Ambiente" foi ministrado pelo professor Saulo Rondinelli Xavier da Silva (Geógrafo, Especialista em Educação Geoambiental e Mestrando em Cultura e Turismo).



Organizadores do II Seminário de Educação GeoambientalProf. Reinaldo Martins Lemos e alunos no minicurso "Direito Ambiental"

Organizadores e convidados do I Seminário de Educação Geoambiental, 2007

 

Planeta água


Clipe da música "Planeta água" (Guilherme Arantes, 1981).
Vídeo utilizado durante a apresentação da Mesa-redonda "A água: um mergulho na escassez com um mar de soluções", do I Seminário de Educação Geoambiental.

Ilha das Flores


Este documentário foi produzido por Jorge Furtado, em Porto Alegre, em 1989. Apesar de ter sido gravado há muitos anos, o problema permanece atual.
Vídeo utilizado durante a apresentação da Mesa-redonda "Reciclagem: elimina danos e evita perdas à natureza", do I Seminário de Educação Geoambiental.

Canção Nordestina


Clipe produzido pelo I Seminário de Educação Geoambiental.
Mesa-redonda 3: "A água: um mergulho na escassez com um mar de soluções"
- Debate sobre a transposição do rio São Francisco.
Música: Canção Nordestina (Fauzi Beydoun & Tribo de Jah, 1996)

I Seminário de Educação Geoambiental

O Seminário de Educação Geoambiental é um evento técnico-científico que iniciou no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ipiaú-BA (CMLEM - Direc 13), em parceria com diversas organizações e entidades relacionadas ao ensino. Trata-se de um evento que aborda, em cada edição, um tema específico da atividade humana sobre o meio ambiente, em torno do qual são desenvolvidas as palestras, mesas-redondas e minicursos. Em 2007, com o objetivo de reconhecer os principais problemas ambientais, bem como a importância da Educação Geoambiental, relacionando estes e pautando práticas sugestivas para as suas correções, o I Seminário de Educação Geoambiental contou com mesas-redondas sobre Reciclagem, Água, Poluições, e a atividade de Mineração naquela região e os seus impactos socioambientais. Naquela oportunidade, o evento contou com a participação dos graduandos em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-EaD) da Unidade Pedagógica de Ipiaú-BA, Faculdade Santo Agostinho (FACSA).